Como se tornar um empreendedor de sucesso na área do esporte em Campinas

Em parceria com meu colega Dario Saadi, o atual secretário de Esportes de Campinas, fizemos no final do ano passado um projeto muito bacana.

Um curso rápido e gratuito para ajudar profissionais da área do esporte a investirem no sue próprio negócio.

Foram quatro dias intensivos de aulas ministradas por professores do Sebrae – sim o Sebrae também esteve conosco nesta parceria – sobre empreendedorismo.

As aulas aconteceram no Planetário de Campinas que fica na Lagoa do Taquaral. Ação recebeu o nome de Programa Empreenda no Esporte, uma iniciativa conjuntas das secretarias de Trabalho e Renda, Esportes e Lazer e Sebrae.

Durante os quatro dias, os alunos aprenderam como conquistar clientes, como identificar suas habilidades negociais, como usar as mídias sociais para promover e conquistar novos mercados.

A ideia se resumiu em aproveitar o potencial técnico e criativo do segmento esportivo para fomentar e capacitar as pessoas a gerar renda com seus próprios negócios.

Foi uma brilhante sacada do secretário Dário Saadi e de toda a sua equipe técnica ao identificar essa necessidade de fomento.

Assim que tomei conhecimento da ideia, tratei logo de abraça-la e arregaçar as mangas juntamente com a equipe da Casa do Empreendedor. E o projeto saiu do papel.

As oficinas

As oficinas foram realizadas de 2 a 5 de dezembro, das 14h às 17h, no Planetário, e incluíram os seguintes módulos:

  • Dia 2/12 – Empreendedorismo como opção de carreira – oficina apresenta as oportunidades e desafios do setor esportivo.
  • Dia 3/12 – Formalização – o conteúdo deste módulo trata dos benefícios da formalização e mostra o passo a passo para que o empreendedor legalize o seu negócio.
  • Dia 4/12 – Ganhe Mercado – as técnicas e ferramentas necessárias para atrair e manter clientes satisfeitos. Como identificar o seu público-alvo, satisfazer suas necessidades e ampliar os negócios.
  • Dia 5/12 – Inove para ganhar mais – a importância da inovação como ferramenta de alavancagem de negócios, com foco nas mídias sociais.

Público-alvo

O público do programa Empreenda no Esporte inclui os instrutores de exercícios físicos, desportos, lazer e recreação, educadores de escolinhas de esportes e de atividades culturais, estudantes universitários de educação física e personal trainer que trabalha em praças públicas, condomínios, clubes e academias.

A Região Metropolitana de Campinas possui nove faculdades de educação física que formam aproximadamente 500 novos profissionais todos os anos.

Uma nova turma está prevista para este ano, caso você se enquadre no perfil acima ou tenha interesse em trabalhar na área como empreendedor, clique no link abaixo e saiba mais.

LINK

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *